domingo, 25 de janeiro de 2009

COISAS DE SEMINÁRIO...

Quando aprendemos que, para amar aos demais, primeiro temos que amar a nós mesmos, então fica fácil. Difícil é tentarmos o contrário: amar aos demais sem amar a si mesmo antes. Observando a vida, vejo que por alguma razão muitos tentam fazer o contrário, e se colocam em segundo plano.

Certa vez, discutindo uma relação, fui claro e objetivo em dizer que eu estava me colocando em primeiro lugar, e que se isto significasse egoísmo, pois, eu estava sendo egoísta. A pessoa com que eu falava começou a chorar, e talvez, em seu próprio drama, estava expressando que não concordava.

Anos depois dessa discussão, posso dizer que estamos bem, e mais do que qualquer outra coisa, somos amigos. Hoje podemos discutir muitas outras coisas, sem necessariamente entrar em emoções, mas de forma madura, ver as coisas desde um ponto de vista neutro. Agora, dizer que esta caminhada foi fácil, bem, este é outro papo, pois não foi. Para terem uma idéia, houve um ciclo de sete anos em que nossas conversas se resumiam a amenidades, ou troca de farpas, ou, em resumo, ressentimentos.

O ponto que quero fazer é que, em um dado momento, eu fiz uma escolha: cuidar de mim antes de qualquer outra coisa. E é isto que até hoje tenho feito, e não vejo forma melhor de levar a vida: cuidar de mim, para cuidar dos demais.

Pois então, antes de lançar-se a salvar o mundo, salve-se você mesmo daquilo que já não lhe apóia, e depois mostre o caminho àqueles que você mais ama. Você vai perceber que funciona. Então, lembrando o seminário, experimente fazendo sua parte: cuide de você antes de cuidar dos demais.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário