sexta-feira, 9 de outubro de 2009

UM ANO DEPOIS DO SEMINÁRIO...


Queridos amigos do Insight I (Turma de 2008)


Não sei se todos se recordam, mas hoje (8/10/09) está fazendo um ano que nos reunimos para dar inicio ao Insight I. Lembro-me muito bem de tudo, como se fosse hoje: Chegamos (uma amiga e eu) uma hora antes e fomos as primeiras a chegar, o que claro, fez com que aumentasse o nosso nervosismo.

Aos poucos mais pessoas foram chegando, e em cada rosto, percebia-se a dúvida, a ansiedade e a curiosidade. Acho que naquele momento todos estavam com a mesma pergunta martelando na cabeça: “afinal, o que vai acontecer lá? O que é esse tal Insight?”

Todos chegaram até lá movidos por motivos diferentes, acreditando em algo que nem bem conhecíamos, mas estávamos lá, pagando pra ver.

Lembro-me que uma hora eu entrei no salão para ir a banheiro e é claro, meus olhos curiosos percorreram todo o salão rapidamente. Em segundos olhei tudo e foi quando eu vi duas cadeiras no palco, e eu já sai de lá com uma certeza: “vamos ter que ir lá na frente nos apresentarmos”.

Pronto! A partir desse momento minha cabeça não parou de funcionar um minuto sequer. Eu já estava pensando em tudo que eu ia falar. Sou péssima de improviso, portanto, tinha que “me preparar”.

Entramos lá pra dentro, todos curiosos, sorrindo uns para os outros, mais por educação do que por qualquer outra coisa. Sentamos e do nada, surge no meio de nós uma mulher loira, de cabelos curtos, magra e quase da minha altura. Do nada ela pega o microfone e começa a “hablar español”, de cara já pensei: “Meu Deus ! Mas aonde eu vim parar?”. Paula se apresentou e começou a falar do Insight, lembro que ela disse que era o “Seminário do Coração”, e creio que naquele momento eu pensei o que a maioria estava pensando: “Meu Deus o que eu estou fazendo aqui?”

E ela começou mais ou menos assim: “Quem aqui quer fazer novos amigos?” E todos levantaram as mãos. E ela continuou: “E quem aqui está sentado do lado de quem já conhece?”, todos levantaram as mãos.

Prontooooo !!

Havia começado o Insight!

Lembro-me da primeira dinâmica: andar pelo salão, e ir se apresentando para as pessoas, e falar por que estávamos ali, ou simplesmente dizer: “não estou disposto a compartilhar isso com você” (bom não lembro com riquezas de palavras, mas era mais ou menos isso ai ).

O jogo da vida, que não acabava nunca e quase me matou de fome, huahuahuaahauhua. Alguém ainda lembra? O segredo é (suprimido), mas não espalhem ta?

No primeiro dia, confesso que não vi nada demais no Seminário e sai de lá meio “ahh, é isso?” .... no segundo dia, ainda estava meio longe de encontrar o que eu queria lá. Ainda não estava vendo acontecer o que minhas amigas me falaram (meio que por cima né?).

No terceiro dia em diante foi que o Insight começou a acontecer verdadeiramente para mim.

Lembrar do Insight pra mim, é lembrar dos amigos mais legais e divertidos que já fiz. Pessoas com as quais tive a oportunidade de compartilhar momentos lindos, Divinos, de muita emoção e luz!

Em apenas cinco dias, pessoas que até então eram desconhecidas para mim, viraram amigos, confidentes, conselheiros. Pararam horas de suas vidas, para me ouvirem, para serem ouvidos. Ouviram, entenderam e ajudaram, sem criticar ou julgar. Pessoas de mentes e corações abertos, dispostos a mudar, a aprender e a crescer.

Pessoas que compartilharam o que tem de melhor dentro de si: sua essência.

Para uns colegas de Seminários, para outros, amigos para sempre, para muitos anjos de luz que Deus pôs no meu caminho. Não importa o nome, o que é importa é que estivemos unidos, por cinco dias de nossas vidas, através de uma experiência única, que com certeza nunca esqueceremos.

Lembrar do Insight é pra mim lembrar de quando tive a oportunidade de voltar até minha infância e ir deixando tudo de ruim no depósito de lixo. Ir ao cinema e nele ver passar o filme da minha vida e ter a oportunidade de apagar tudo o que de havia de errado nela. Foi percorrer o caminho de volta e ter a oportunidade de me encontrar comigo mesmo,olhar no fundo dos meus olhos e poder resgatar naquele momento minha essência.

Lembrar do Insight é me lembrar da oportunidade que eu tive de me livrar da culpa de ressentimento. De aprender a perdoar os outros e principalmente me perdoar. Foi entender que não posso julgar ninguém e muito menos me julgar, afinal, todos somos seres humanos, sujeitos a erros. Aprendi que em tudo que fizemos nós temos 50% de chances de acertar, 50% de chances de errar. Só não erra quem não tenta. Só não tenta quem não vive.

Não se esqueçam que nosso “ser consciente” cria imagens e expectativas sobre nós mesmos e sobre os outros e o problema maior esta em termos ações contrárias a isso. Portanto a maneira mais fácil de nos livrarmos da culpa (em nós mesmos) e do ressentimento (com os outros) é conseguirmos mudar nossas ações ou mudar a imagem de nós mesmos e dos outros.

Lembrar do Insight é na verdade “lembrar” daquilo que em nenhum momento eu jamais me esqueci e o que eu mais uso “Feedback”.

Nunca havia imaginado a importância que isso teria na minha vida.

Aprender a captar feedback em tudo, é aprender a captar informações muito preciosas que as pessoas estão nos passando, que o universo nos passa a cada momento. Dar feedback, foi aprender a ajudar em vez de criticar. Como as coisas ficaram mais simples depois disso.

Tão simples e levei anos pra aprender.

E não se esqueçam o que a Paula falou: “ausência de feedback também é feedback” (ai pena que não tem como reproduzir aqui, ela falando “Feedback” com aquele sotaque espanhol dela, mas tenho certeza que todos irão lembrar).

Hauhauuauahuahuahahauhauahuhaa !!!

Lembrar do Insight é lembrar quanto é gostoso conhecer o nosso Ser Básico e saber que em determinados momentos devemos deixar que ele fale mais alto. É tão bom, tão libertador! Como seria bom se pudéssemos viver só dele.
Lembrar do Insight é poder olhar nos olhos dos outros e me ver refletido lá dentro. É passar a entender que todos nós temos um pouco de todos dentro de nós. Que embora “diferentes” todos somos iguais: seres humanos com dúvidas angústias, medos. Seres humanos capazes de amar, entender e perdoar. Não refletimos apenas o que somos, refletimos o que todos somos.

Lembrar do Insight é sempre ter uma oportunidade de rever meu papel de vitima perante a vida. É saber reconhecer rapidamente quando estou caindo nesse erro de novo e dele rapidamente sair. É saber reconhecer que tudo o que vivemos não é falta de opção, e sim uma escolha nossa. Sempre há uma segunda opção e como é assustador quando percebemos isso. É como se caíssem uma a uma as fichas na nossa frente.

(Ei vocês ainda se lembram dessa dinâmica? Só pra refrescar a memória:

“Eu tenho que....... se não eu .... então eu ESCOLHO .....”)

Bom, mas como aprendemos no Insight “sem julgamentos”. Aprendemos a reconhecer nossas escolhas e agora o importante é entender que existe o que aprender em qualquer escolha. Até quando ESCOLHEMOS nada fazer.
Lembrar do Insight é lembrar também do jogo dos palitinhos. E tem como esquecer? Parecia brincadeira de criança, mas não era. Fiquei tão preocupada em não ser a última a acabar, que quase acabei sendo (aff ... vamos abafar o caso). Até que no meio do meu desespero eu paro tudo e ouço a Paula falando: “não pensam, ajam, não pensam, ajam”. Acreditando ou não, quando eu comecei a agir, rapidamente tudo se resolveu.

Ah, vocês ainda se lembram? O segredo é “um quadrado dentro de outro quadrado”, mas não se esqueçam É SEGREDO DE INSIGHT, portanto FALEM BAIXOOO. Não vão quebrar a Regra Geral número 2: “manter a confidencialidade”. Mas como vocês são meus colegas de Insight e sabem manter segredo, eu resolvi “lembrar” isso a vocês, afinal, depois de tanto ouvir: “não pensam, ajam, não pensam, ajam” eu captei tudo e conseguiiii !

Ahauahuahuahuhauahahuahauhauahuahuahuahuahahuahauhauahuahauaha

Ah, mas é claro, já ia esquecendo uma coisa importante, eu sabia.

Lembrar do Insight é .... é .... é o que gente ? O que ta faltando?

Lembrar do Insight é lembrar é claro do meu Santuário. Um cantinho criado por mim, com muita luz e amor. Lugar onde busco forças, recarrego

minhas energias e onde busco me encontrar comigo mesma. Lugar onde tento resolver meus conflitos e me “acertar” com as pessoas, mesmo que as mesmas nem saibam. Ah o Santuário! Lugar onde imagino que muitos nem vão mais (inclusive eu, que confesso, estou devendo uma visita a ele), mas que foi tão importante.

Hoje ta fazendo um ano de Insight e eu proponho a vocês (e a mim mesma), vamos visitar nosso Santuário? Vamos ver como deixamos tudo lá, desde nossa última visita? Vamos abrir as janelas e deixar o sol e o ar fresco entrar. Vamos tirar a poeira acumulada pelo tempo em que ele esteve fechado e vamos dar vida e cor ao nosso cantinho? Vamos dar uma repaginada nele e vamos voltar a visitá-lo mais vezes seguida? Se foi tão bom, por que não viver tudo de novo ?

Vocês se lembram dos exercícios que nós levávamos pra casa todos os dias? Que tal se pegássemos eles e os refizéssemos? (olha lá hein? Não vale colar a resposta anterior – lembre-se que temos que ser primeiramente honestos com nós mesmo). Depois vamos olhar as respostas de um ano atrás e veremos o quanto mudamos, o quanto crescemos e como nós mesmos conseguimos fazer a diferença na nossa vida. Diferença que teve inicio no começo desse texto (ou melhor a um ano atrás), quando, mesmo sem muitas informações, vencemos o medo do desconhecido e viemos - mesmos cheios de duvidas - procurar “esse tal” Insight.

E é claro, eu também me lembro do último dia do Insight. Rostos não mais desconhecidos, sorrisos alegres e espontâneos. Olhos brilhando. Expressões suaves. Pessoas que refletiam o que sentiam naquele momento. E como eu queria poder parar o tempo ali, e não sair jamais. Lembro-me todos abraçados, formando um círculo, chorando feito crianças. Juntos naquele momento, ao som de “canção da América” prometemos estarmos sempre juntos, unidos, mantendo a luz acessa em nossa volta, em nossa vida, em nossos corações.

Simplesmente a cena mais linda que eu já vi e já vivi na minha vida.

Diante daquela situação, uma única duvida: “por que eu tenho que ir embora daqui?” Eu tinha uma vontade de viver lá dentro pra sempre.

Mas fazer o que? O “mundinho real” é aqui. E como é desafiante aqui fora saber pôr em pratica tudo o que aprendemos lá. É desafiante, mas ao mesmo tempo estimulante, por que faz com que mantenhamos acessa dentro de nós tudo o que vivemos e aprendemos lá. E isso é muito bom.

Impossível passar pelo Insight e dizer que tudo esta igual ao que era antes.

Continuo dizendo: todo mundo precisa fazer Insight. O mundo precisa de Insight!

E para que nunca nos esqueçamos:

Regras Fundamentais:

1) Utilizar tudo para crescer, aprender e avançar.
2) Cuidar de mim mesmo para cuidar dos demais.
3) Não me ferir e nem ferir aos demais.

Aos meus amigos: obrigado por terem dividido comigo essa experiência tão gratificante e enriquecedora. Por terem compartilhado sonhos, segredos, medos, alegrias ... enfim ... obrigado por terem compartilhado suas experiências comigo e por terem deixado eu compartilhar as minhas com vocês.

Colegas de Seminário, amigos para sempre ou anjos de luz? Não importa o nome, vocês estão em mim e eu estou em vocês, por que estamos ligados para sempre por uma experiência de crescimento, fortalecimento e aprendizado, mas principalmente, seguimos ligados por um sentimento chamado AMOR.

Não se esqueçam: se hoje esta ruim, você tem o amanhã para recomeçar.

Por que quem escolhe? EU ! Quando? AGORA!

Um beijo no coração de vocês e suas vidas sejam repletas de bênçãos e luz.

Com amor: Aline

(8/10/09 ás 08:31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário